Pesquisar este blog

Powered By Blogger

terça-feira, 5 de março de 2013

Gripes e Resfriados


Percebe-se que muitos pensam que gripe e resfriado são a mesma doença. Não são. Doença viral, o resfriado atinge as vias aéreas superiores, isto é, nariz e faringe. Já a gripe, igualmente causada por vírus, também atinge as vias respiratórias, mas em especial as inferiores, que são as faringes, a traqueia e os brônquios. Resfriados não levam para a cama, a gripe, mais complicada, pode levar.

Gripe e resfriados, doenças causadas por vírus, ocorrem o ano inteiro. Mas o número de casos aumenta muito nos meses frios, pelos fato de as pessoas passarem mais tempo em ambientes fechados, o que facilita a contaminação. Percebe-se que muitos pensam que gripe e resfriado, aliás, são a mesma doença. Não é verdade, são diferentes. É provável que alguém na sua família, em seu trabalho ou ao seu lado no transporte público estejacom uma delas neste momento. Você seria capaz de diferenciá-la?

O resfriado é uma doença viral que atinge as vias aéreas superiores, ou seja , nariz e faringe. O virus disseminado pelo doente entra no organismo de uma pessoal sadia pelo nariz. Fixa-se nas células das mucosas, multiplica-se e produz substâncias que causam uma inflamação.

Os principais sintomas são: mal-estar geral, indisposição, congestão e secreçãonasais, irritação na garganta, às vezes dos de cabeça, raramente febre e tosse.

A gripe também é uma doença viral que atinge as vias respiratórias, mas em especial as inferiores, isto é, faringe, traqueia, brônquios. O vírus aloja-se nas células da mucosa dessesórgãos, multiplica-se e produz substâncias que a inflamam. Os sintomas vão desde coriza e dor de garganta leves, até febre, tosse, mal estar, dor de garganta e de cabeça intensas. O vírus pode cair na corrente sanguínea e causar também dores musculares. A gripe pode durar até sete dias, em alguns casos até 15.

Os resfriados incomodam, mas não levam ninguém para a cama. Em geral o doente consegue manter suas atividades. Já a gripe pode deixar o portador de cama e até afastá-lo do trabalho. Gripes e resfriados não contam com tratamentos específicos, combatem-se apenas os sintomas. O doente pode controlar a congestão nasal, por exemplo, com soro fisiológico e a febre com antitérmicos, claro. Só não pode tomar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico. Também é importante que se alimente de maneira saudável e se mantenha bem hidratado. É fundamental, ainda, lavar sempre as mãos e levar consigo lenço descartável para, quando for tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz para não contaminar quem está por perto. Aos poucos o organismo reage, neutraliza a ação viral e se cura. Vale destacar, porém, que gripes podem ser mais graves para crianças de 06 meses a 02 anos, cuja imunidade ainda está em desenvolvimento; idosos, pelo fato de suas defesas orgânicas estarem em declínio; portadores de aids; e outros grupos de risco, como diabeticos, hipertensos, transplantados e quem sofre de doenças respiratórias e/ou cardíacas crônicas.

A gripe pode ainda estar associada a outras doenças, como pneumonia, infecções nos ouvidos e sinusite. Mas o que mais preocupa em gripados é a síndrome respiratória aguda grave. Trata-se de uma piora dos sintomas respiratórios que atinge sobretudo crianças de 6 meses à 2 anos, idosos, gestantes, indígenas e quem trabalha na área da saúde.

Felizmente, a gripe pode ser evitada com vacina. Deve ser tomada um mês antes do inverno. No serviço público, é de graça, para crianças de 06 meses à 02 anos, idosos, gestantes, indígenas e trabalhadores da área da saúde. Só não devem vacinar-se quem é alérgico a ovo, portadores de doenças neurológicas e crianças com menos de 6 meses a 2 anos, idosos, gestantes, indígenas, e traballhadores da área da saúde. Só não devem vacinar-se quem é alérgico a ovo, portadores de doenças neurológias e crianças com menos de 6 meses. Produzida com vírus morto inativado, a vacina protege dos três tipos mais comuns do microrganismo.