Pesquisar este blog

Powered By Blogger

terça-feira, 2 de abril de 2013

Rio Pardo



Rio Pardo é um dos povoamentos mais antigos do Rio Grande do Sul. Sete de outubro de 1809 – quando foi elevada à condição de vila por decreto real de D. João VI – é a data oficial da sua fundação. Nessa época, tinha o nome de Vila do Príncipe. Assumiu o status de cidade em 1846. Em seu brasão municipal, traz escrito, sobre uma fita vermelha, o moto "Tranqueira Invicta", uma alusão à fama de inexpugnável barreira, conquistada nos confrontos entre portugueses e espanhóis invasores.




Em 1883, a estrada de ferro Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa, e a estação de Rio Pardo inaugurada. Os trilhos chegaram à fronteira em 1907, mas só em 1911 se concretizou a ligação da longa linha com a Capital.



Situada às margens do Rio Jacuí, a velha Rio Pardo, que resistiu a tudo, teve dificuldades em conter as águas da grande enchente de 1941 (foto abaixo), que tantos problemas trouxe também a Porto Alegre.


Rio Pardo já foi uma cidade mais afetada pelas enchentes de seus dois rios, Jacuí e Pardo. Isso antes da construção da avenida Perimetral, que é uma barreira natural e protetora em relação às elevações do nível de nossos rios. Antes disso, um grande número de famílias era afetado e transformavam-se em flageladas a cada vez que as chuvas eram intensas. Isso criava uma espécie de "comércio das cheias". Existiam famílias inteiras que esperavam pela chegada das enchentes para terem suas casas atingidas e assim, serem beneficiadas com a ajuda natural que sempre recebiam nestas ocasiões. Com a construção da Perimetral, uma obra importante e vital para a cidade, esta situação mudou. Existiam muitas casas na rua que ficava em parte da avenida e que sempre era alagada nas cheias. Esses moradores foram removidos para outras regiões da cidade e automaticamente foi sendo resolvido um grave problema social.

Nenhum comentário: